1 de jan. de 2008

ORÇAMENTO

Inicialmente, especulou-se que o orçamento do filme superava os US$ 260,000,000, o que o tornaria o mais caro filme até aquele momento. Diversos artigos publicados na época, entretanto, divulgavam que o montante teria sido muito maior, devido aos valores adiantados àqueles contratados antes de Singer - que teriam sido pagos mesmo que a produção não tenha sido iniciada. De acordo com a revista Variety, esses custos deveriam excedido a barreira dos 40 milhões de dólares antes mesmo da contratação de Singer. No site TheNumbers.com, Bryan Singer é citado dizendo, ainda em 2004, que o orçamento de Superman Returns foi de 250 milhões de dólares. - posteriormente, entretanto, ele negaria que o valor teria sido esse. Em Fevereiro de 2006, a Warner Bros. declarou, extra-oficialmente, que o orçamento seria de 184 milhões, "levando em consideração às isenções de impostos oferecidas pelo governo da Austrália." Em Julho do mesmo ano, Singer declararia à Newsweek que o valor gasto com o filme teria sido de 204 milhões. Em 30 de Outubro, a Variety incluiu algumas deduções de impostos e incentivos, e declarou que o estúdio havia gasto 209 milhões de dólares com o filme.

FILMAGENS

As filmagens de Superman Returns tiveram início em Fevereiro de 2005, na Austrália, em locações que incluíram a cidade rural de Gunnedah e Sydney. Varias partes dos Estados Unidos também serviram de locação. O filme foi filmado com o uso de câmeras Genesis, que permitiram uma filmagem totalmente em alta-definição e digital. A primeira versão do filme chegou a ter, segundo Singer, 2 horas e 45 minutos.

EFEITOS ESPECIAIS

Usando trechos do Superman original como referência, Marlon Brando foi recriado através de computadores. Fotografias de Brando também foram usadas, ao serem escaneadas por máquinas especiais, que permitiram a recriação da aparência de Brandon em Junho de 2006, o estúdio Rhytm and Hues, responsável pela criação desse efeito especial, lançou um vídeo detalhando o processo. Uma segunda versão desse vídeo foi incluída no disco de extras do lançamento em DVD do filme. Ela difere da lançada anteriormente no fundo musical usado e pelo fato de terminar com créditos.