5 de jan. de 2008

SUPERMAN - O FILME

Superman (pt: Super-Homem - O Filme / br: Superman - O Filme) é um filme anglo-estadunidense de 1978, dos gêneros ação / aventura e ficção científica, dirigido por Richard Donner. - É um filme sobre o personagem de história em quadrinhos Super-Homem e foi seguido por Superman II - A Aventura Continua, Superman III, Superman IV - Em Busca da Paz e, recentemente, e com outro ator, Superman - O Retorno. - O primeiro filme ganhou destaque por apresentar aos espectadores o surgimento do "Homem de Aço" e pela boa caracterização de Gene Hackman como o vilão Lex Luthor. Até hoje é considerado a melhor adaptação de um super-herói para o cinema. - Superman - O Filme ainda ganhou o Oscar de efeitos especiais, que na época foram revolucionários. O filme também consagrou o ator Christopher Reeve no papel de Superman.

Sinopse
O filme começa mostrando a destruição do planeta Krypton. Proibido de abandonar o planeta moribundo, Jor-El, o pai do bebê Kal-El, envia seu filho a um mundo distante chamado Terra, no qual ele poderá sobreviver ao fim de sua raça e onde terá superpoderes. O início do filme também mostra a condenação do General Zod e de seus asseclas, fato que determinará o segundo filme da série. - Chegando à Terra, Kal-El é adotado por Johnatan Kent e sua esposa, Martha Kent, que o criam sem revelar seus superpoderes. Ao completar a maioridade, o agora chamado Clark Kent perde seu pai, vítima de um infarto e decide partir em busca de sua origem. Guiado por cristais luminosos que encontrou na nave que o trouxe para a Terra, ele chega ao Ártico, onde um dos cristais é lançado no gelo e constrói a Fortaleza da Solidão. - Na fortaleza, Clark encontra um holograma com a memória e a personalidade de seu pai biológico, gerado por um computador. Ao lado desse simulacro, ele descobre sua origem e sua natureza. Após anos de preparação, ele está pronto para retornar à civilização e ajudar a Humanidade. - Estabelecendo-se na cidade de Metrópolis, ele se emprega como jornalista no Planeta Diário e conhece aquela que será sua eterna paixão: Lois Lane. Conhece também outros personagens clássicos dos quadrinhos como Jimmy Olsen e Lex Luthor, este após já ter se apresentado ao mundo uniformizado e ser conhecido como o Super-Homem. - Nesse ponto, o filme se aproxima do clímax quando Luthor revela ao Super-Homem que lançará mísseis nucleares para separar o Estado da Califórnia do resto dos Estados Unidos. Lançando-se como um bólido, Super-Homem consegue desviar um dos mísseis para o espaço, mas o outro atinge o solo e causa grande destruição. Em uma série de atitudes heróicas, e mostrando seus incríveis poderes, Super-Homem consegue salvar muitas vidas e conter os danos da explosão, mas não consegue salvar Lois da morte, soterrada em seu carro (morrendo por asfixia). - Inconformado, Super-Homem ignora o aviso de seu pai sobre não interferir na história humana e voa ao redor da Terra à supervelocidade, o que força o planeta a girar em sentido inverso e faz o tempo voltar até antes do soterramento do carro de Lois, que está salva. Finalmente, Super-Homem entrega Luthor e seus comparsas às autoridades e o filme se encerra com uma bela imagem do Homem de Aço voando em órbita da Terra ao som da maravilhosa música de John Williams e com o segundo filme já anunciado.

Elenco
Christopher Reeve .... Clark Kent / Superman
Margot Kidder .... Lois Lane
Gene Hackman .... Lex Luthor
Marlon Brando .... Jor-El
Ned Beatty .... Ottis
Phyllis Thaxter .... Martha Kent
Glenn Ford .... Jonathan Kent
Jackie Cooper .... Perry White
Valerie Perrine .... Eve Teschmacher
Maria Schell .... Vond-Ah
Terence Stamp .... General Zod
Trevor Howard .... primeiro velho
Susannah York .... Lara-El
Jeff East .... jovem Clark Kent
Mark McClure .... Jimmy Olsen
Sarah Douglas .... Ursa
Lee Quigley .... Kal-El bebê
Aaron Smolinski .... Clark Kent bebê
Diane Sherry .... Lana Lang

Principais prêmios e indicações
Oscar 1979 (EUA)
- Recebeu um Oscar especial concedido pela Academia, devido aos efeitos especiais apresentados no filme.
- Recebeu três indicações, nas categorias de melhor som, melhor trilha sonora e melhor edição.
Globo de Ouro 1979 (EUA)
- Recebeu uma indicação, na categoria de melhor trilha sonora.
Grammy 1980 (EUA)
- Venceu na categoria de melhor trilha sonora de filme.
BAFTA
- Venceu na categoria de ator protagonista mais promissor (Christopher Reeve).
- Indicado nas categorias de melhor fotografia, melhor direção de arte, melhor som e melhor ator coadjuvante (Gene Hackman).

Curiosidades
- Por aparecer somente dez minutos no filme, Marlon Brando recebeu um salário de oito milhões de dólares.