1 de jan. de 2008

POLÊMICAS

Como toda grande adaptação, Superman Returns desperta várias polêmicas entre fãs, críticos e especialistas.

Durante todo o seu período de produção, e até após seu lançamento, diversas controvérsias relacionadas ao filme foram surgindo, em especial entre cristãos, devido às supostas alusões à vida de Jesus Cristo ou até entre homossexuais, que chegaram a alegar que o filme revelava traços de que o herói não era tão hetero quando se pensava. Quanto à sua esse último, durante uma reportagem para a Revista Veja, a repórter Isabela Boscov diria que "por um lado, é exagero interpretar o bom-mocismo e a timidez do herói (...) como sinais de falta de interesse carnal por mulheres. Por outro lado, um sujeito que usa a cueca por cima das calças tem de estar preparado para ouvir esse tipo de piada."

Uniforme: - Desde que foi revelada ao público, em Abril de 2005, das mais comentadas mudanças do filme é a respeito do novo uniforme do herói, recriado pela designer Louise Mingenbach. A troca do vermelho clássico para um tom mais escuro e a adoção de um S menor e com efeito 3D geraram críticas das mais variadas. Entre as mudanças realizadas, houve a remoção do "S" amarelo nas costas, pois "era difícil aplicá-lo digitalmente sem parecer artificial" e a inclusão do logo, dourado, no cinto.

Religião: - Outro fato revelado pelo trailer, e que teria gerado considerável polêmica entre os cristãos, é a suposta analogia entre o super-herói e a figura de Jesus Cristo: Kal-El (nome kriptoniano de Superman) é apontado como aquele que cresceu entre os humanos, não sendo um deles, mas sim o único filho de Jor-El, o qual o enviou à Terra com o propósito de mostrar a luz à humanidade para o caminho do bem, tal qual mostram os Evangelhos. É interessante notar que o personagem sempre teve conotações religiosas, embora no início guardasse maiores semelhanças com Moisés (uma vez que ambos foram enviados por seus pais para longe, a fim de evitar suas mortes - e, adultos, tornaram-se líderes de um povo). Durante sua crítica ao filme, a repórter Isabela Boscov citou que "no decorrer da existência do personagem, esses traços messiânicos foram se aprofundando. O novo filme só trata de cristalizá-los".

Roupa apertada: - Entretanto, a polêmica mais curiosa é, sem dúvida, referente ao tamanho dos "dotes" do ator Brandon Routh, que, segundo uma fonte anônima próxima da Warner Bros. que entrou em contato com o tablóide inglês The Sun, tiveram que ser retocados por computador para que não se "destacassem" na tela. Embora o rumor tenha se propagado rapidamente, chegando a ser citado inclusive na Revista Veja como a questão mais debatida no set da produção. Posteriormente, Singer viria a negar tal fato, classificando-o como o "boato mais bizarro" que havia ouvido durante a produção do filme.

PUBLICIDADE

Durante o período de filmagens e pós-produção, Singer lançou uma série de video blogs através do site BlueTights.net, detalhamento o desenvolvimento da produção e os bastidores das filmagens - uma atitude praticamente sem precedentes, em se tratando de um tipo de produção cujos detalhes normalmente seriam mantidos sob um regime altamente confidencial. Após 27 edições, os video blogs cessaram - pouco antes do lançamento do primeiro teaser trailer do filme. No dia 17 de novembro de 2005, a Warner Bros. lançou, durante o intervalo de Smallville, o primeiro teaser trailer da produção, contendo a trilha sonora original de John Williams e uma narração em off por Marlon Brando, com o seguinte texto: “Embora tenhas sido criado como um humano, não és um deles. Eles podem ser um grande povo, Kal-El, desejam sê-lo. Só lhes falta a luz para mostrar o caminho. Por essa razão e, acima de tudo, pela capacidade deles de fazer o bem, eu te enviei a eles, meu único filho.”

Próximo ao lançamento do filme, a Warner Brothers iniciou um maciça campanha de marketing visando promover Superman Returns. Em 2 de Maio de 2006, o trailer principal tornou-se disponível online. Três dias depois, começou a ser exibido também nos cinemas, geralmente antes do filme Mission: Impossible III. Um segundo trailer começou a ser exibido antes do filme X-Men: The Last Stand em alguns países, incluindo algumas das cópias brasileiras. Em Junho de 2006, um terceiro trailer apareceria, com o lançamento do novo site oficial do filme.

Em 11 de Maio de 2006, a Warner Bros iniciou uma campanha com nove comerciais televisivos diferentes. No decorrer de Junho, o site IESB.net tornou disponível em seus servidores 11 videoclipes de Superman Returns. Em 20 de Junho de 2006 o iTunes Music Store tornou disponível para download um preview exclusivo do filme.

O documentário Look, Up in the Sky: The Amazing Story of Superman, lançado para acompanhar a estréia do filme, aborda toda a história da "franquia" criada ao redor do mito de Superman, desde filmes, séries de televisão e animações. Com narração de Kevin Spacey, possui comentários de Bryan Singer e de vários atores, diretores, escritores, ilustradores e fãs que contribuíram ou foram influenciados pelo personagem no passado ou o são, no presente.